I know not what tomorrow will bring.

sábado, 10 de novembro de 2012

Depois de ler o texto em 2001

Acho mesmo que o cinismo do personagem em questão, nos faz refletir sobre as convençoes da cultura e sua amarras a liberdade... Fiquei pensando, não seria este personagem um Bufão, que nos faz olhar pra dentro do nosso ridiculo mundo, que joga a fé pelo chão e acaba com a esperança... Em um primeiro momento me senti como que sem pernas, mas, apoiado no que conheço de Spinoza, me ergui como homem potente, que deseja que todos sejam potentes e livres... Sem de fato, nenhum tipo de ficção, nem um tipo de pilar que sustente a compaixão e a solidariedade, mas que deseja e por desejar vive em plena consciencia do devir, como corpo sem orgãos, negando a culpa e a divida infinita... Assim me senti com esse texto... Como que precisando nascer novamente, renovar, vida nova... Nao para ser egoista ou egocentrico, mas pra dar a mim mesmo a chance de ser sem peso. Fernando Pessoa em 1922, talvez tenha consiguido prever ou ver as tiranias todas que viriam e que estavam proclamadas em nome do bom senso. do senso comum. O que podemos, olhando o mundo depois de todos estes anos, é saber que por medo, tenhamos perdido o sentido de liberdade, por medo, colocamos nas mão dos sacerdotes nossas vidas...
Ainda estou um pouco confuso, depois de ler esse texto, peso-me, não sei porque.

Fernando Lopes Lima 

Rio de Janeiro 24/02/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário